OPINIÕES SOBRE O AUTOR
"Para usar uma palavra mais circulante, louve-se o peito de Juarez (...), inclusive de sua poesia bela e insólita, de rimas internas e toantes (...)
Juarez desmente o falado separatismo entre o poeta e o homem de ação. Pois desenvolve a ação que estamos vendo: constante, viva, orientada para a validez da literatura em toda uma área de Pernambuco."
(MAURO MOTA - "Agenda" - Diário de Pernambuco, Recife, 1973)
"Fui pegado de supetão. Juarez Correia me escrevera reclamando porque eu não acusara o recebimento do livro que ele e Eloi Pedro da Silva realizaram. Eu não havia recebido o livro. Recebo-o agora: POETAS DE PALMARES, e fico estatelado. No primeiro instante parece-me que sou fulminado por um raio: revejo-me todo ali, no prefácio de Juarez. E eu, que realizei ou pensei realizar uma enorme catarse em "Um Cavalheiro da Segunda Decadência", esgotando Palmares, verifico, ao mesmo tempo, com uma grande alegria e com uma grande dor, que Palmares é a minha marca para toda a vida."
(HERMILO BORBA FILHO - "Poetas de Palmares" / Diario de Pernambuco, Recife, outubro de 1973)
"Com este Poetas de Palmares os palmarenses oferecem valiosa contribuição às letras pernambucanas, aos pesquisadores e estudiosos da história da literatura, mostrando as atividades da cidade dos Palmares no presente e no passado..."
(LUIZ LUNA - Jornal do Commercio, Recife - PE, 1973)
"A sua poesia carrega a angústia da fase transitória de sua geração que aguenta o peso da tragédia dos nossos dias prenhes de incertezas. Geração que fecha as portas de um passado e abre as portas para um futuro, em que o homem, o mais adaptável dos animais, vencerá, afinal ! Mesmo que tenha de erguer-se do caos."
(PELÓPIDAS SOARES / Texto de apresentação do livreto Americanto Amar América & Outros Poemas - Nordestal Editora, Recife - PE, 1975)
_________________________________________________________________________
Página (186) do ebook "70 SETEMBROS
- Antologia poética de Juareiz Correya"
- Acesse na livraria digital Ebooks Panamerica
- www.ebookspanamerica.net.br
-
3 comentários:
Palavras sábias registradas por personalidades cujo tempo jamais apagou suas memórias, histórias, seus legados e marca pulsante no pensamento de quem estende raizes d'outro tempo para a eternidade do tempo presente. Juareiz Correya representa todo esse legado quando traduz o tempo, muitas vezes esquecido, em sua poesia, reavivando ecos com nomes grandiosos, através do seu lirísmo ultra-harmônico. Ler Juareiz Correya é brotar poesia através da história, do sentimento e da esperança viva, ao lembrar da terra que nasci. Palmares de tantas e tantos Poetas, como nós, que adentramos à eternidade poética ao publicar em versos livres as tragédias do dia a dia, a farsa das hipocrisias mundanas, as comédias que fazem parte da vida. Tanta gente escrevendo sobre Juareiz Correya desde muito tempo... O tempo continua. Juareiz permanece e permanecerá. Abraços de Fábio de Carvalho Maranhão, filho de Palmares, Poeta sempre e cada dia mais...
Quarta-feira, 23.02.2022, Cortês-PE.
seu legado é de valor inestimável para a arte e a cultura, poeta caríssimo.....
Postar um comentário