segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

70 SETEMBROS - Opiniões sobre o autor : Mauro Mota, Hermilo, Luiz Luna e Pelópidas Soares

 



OPINIÕES SOBRE O AUTOR 


"Para usar uma palavra mais circulante, louve-se o  peito de Juarez (...), inclusive de sua poesia bela e insólita, de rimas internas e toantes (...) 

Juarez desmente o falado separatismo entre o poeta e o homem de ação. Pois desenvolve a ação que estamos vendo: constante, viva, orientada para a validez da literatura em toda uma área de Pernambuco." 

(MAURO MOTA - "Agenda" - Diário  de Pernambuco, Recife, 1973)  


"Fui pegado  de supetão. Juarez Correia me escrevera reclamando porque eu não acusara o  recebimento do livro que ele e Eloi Pedro da Silva realizaram. Eu não havia recebido o livro. Recebo-o agora: POETAS DE PALMARES, e fico estatelado. No  primeiro instante parece-me que sou fulminado por um raio: revejo-me todo ali, no prefácio de Juarez. E eu, que realizei ou pensei realizar uma enorme catarse em "Um Cavalheiro da Segunda Decadência", esgotando Palmares, verifico, ao mesmo tempo, com uma grande alegria e com uma grande dor, que Palmares é a minha marca para toda a vida."

(HERMILO BORBA FILHO - "Poetas de Palmares" / Diario de Pernambuco, Recife, outubro de 1973) 


"Com este Poetas de Palmares os palmarenses oferecem valiosa contribuição às letras pernambucanas, aos pesquisadores e estudiosos da história da literatura, mostrando as atividades da cidade dos Palmares no presente e no passado..." 

(LUIZ LUNA - Jornal do Commercio, Recife - PE, 1973) 


"A sua poesia carrega a angústia da fase transitória de sua geração que aguenta o peso da tragédia dos nossos dias prenhes de incertezas. Geração que fecha as portas de um passado e abre as portas para um  futuro, em que o homem, o mais adaptável dos animais, vencerá, afinal ! Mesmo que tenha de erguer-se do caos."  

(PELÓPIDAS SOARES /  Texto  de apresentação do livreto Americanto Amar América & Outros Poemas - Nordestal Editora, Recife - PE, 1975) 

_________________________________________________________________________ 

Página (186) do ebook "70 SETEMBROS

- Antologia poética de Juareiz Correya"  

- Acesse na livraria digital Ebooks Panamerica  

- www.ebookspanamerica.net.br   

  

-

3 comentários:

Poeta Fábio de Carvalho Maranhão Multiartista Pernambucano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Poeta Fábio de Carvalho Maranhão Multiartista Pernambucano disse...

Palavras sábias registradas por personalidades cujo tempo jamais apagou suas memórias, histórias, seus legados e marca pulsante no pensamento de quem estende raizes d'outro tempo para a eternidade do tempo presente. Juareiz Correya representa todo esse legado quando traduz o tempo, muitas vezes esquecido, em sua poesia, reavivando ecos com nomes grandiosos, através do seu lirísmo ultra-harmônico. Ler Juareiz Correya é brotar poesia através da história, do sentimento e da esperança viva, ao lembrar da terra que nasci. Palmares de tantas e tantos Poetas, como nós, que adentramos à eternidade poética ao publicar em versos livres as tragédias do dia a dia, a farsa das hipocrisias mundanas, as comédias que fazem parte da vida. Tanta gente escrevendo sobre Juareiz Correya desde muito tempo... O tempo continua. Juareiz permanece e permanecerá. Abraços de Fábio de Carvalho Maranhão, filho de Palmares, Poeta sempre e cada dia mais...

Quarta-feira, 23.02.2022, Cortês-PE.

Sandra Paro disse...

seu legado é de valor inestimável para a arte e a cultura, poeta caríssimo.....