domingo, 19 de junho de 2022

LANÇAMENTOS EM JULHO 2022 : "Pequenas Histórias de Atlântica" (contos) e "A Verdade Vencerá" (antologia de poesia popular)

 




Logomarca da Panamerica Nordestal Editora 



A Panamerica Nordestal Editora (Recife - PE) promoverá, na loja digital Ebooks Panamerica - acesse www.ebookspanamerica.net.br -, o lançamento de dois novos ebooks pernambucanos: 

- PEQUENAS HISTÓRIAS DE ATLÂNTICA (contos), de Juareiz Correya / 1a. quinzena 

- A VERDADE VENCERÁ (Volta Lula ao Palácio  do Planalto / Pelas mãos da Democracia Brasileira) / Antologia de poesia popular / 2a. quinzena  



quarta-feira, 15 de junho de 2022

Panamerica Nordestal Editora, do Recife (PE), lançará a Revista HISTÓRIAS BRASILEIRAS

 

     Dedicada exclusivamente à publicação de escritores de ficção dos Estados do Brasil, será lançada a Revista HISTÓRIAS BRASILEIRAS,  no  Recife (PE), pela Panamerica Nordestal Editora,  na livraria digital Ebooks Panamerica (www.ebookspanamerica.net.br), no último trimestre deste ano de 2022. Contistas, novelistas e romancistas já publicados, e também inéditos, terão destaque nas páginas da Revista, que circulará em edições trimestrais. 

     O primeiro número da Revista HISTÓRIAS BRASILEIRAS  publicará autores da Bahia, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo, uma seção especial de "Inéditos" e uma homenagem ao Centenário do Modernismo Brasileiro (1922-2022), com a ficção de Mário de Andrade e de Antonio de Alcântara Machado.  

     Os ficcionistas brasileiros interessados devem enviar os seus textos, publicados ou inéditos, para este email da editora : ebookspanamerica@gmail.com 



     

domingo, 5 de junho de 2022

PEQUENAS HISTÓRIAS DE ATLÂNTICA : "O Estado é Terrorista" , de Juareiz Correya

 



Página inicial do conto 

O ESTADO É TERRORISTA, 

do ebook "Pequenas Histórias de Atlântica"  


O ESTADO É TERRORISTA

                                                Para o escritor Luiz Arraes, autor do livro

                                                                 "Tempo - o de dentro e o de fora", 

                                                              que desencadeou estas lembranças. 


Véspera da festa do  dia 8 de dezembro na cidade. 

Aníbal  havia deixado a companheira na casa do Alto do Lenhador, onde moravam, com o filho já dormindo, após um breve passeio pelo  centro de Atlântica. O pequeno José Terra tinha um pouco mais de um ano de idade. Solange estava grávida de sete meses do segundo filho que já tinha nome escolhido : João Guarani. Aníbal chegou às 10 horas da noite à casa dos pais na Praça da Luz, onde esperaria Jamilton, seu irmão, e Jerônimo, um cunhado, para concluírem a montagem da revista do aniversário do Lions Clube presidido pelo amigo Paulo Rogério.  

......................................................


___________________________________________________ 

O livro digital PEQUENAS HISTÓRIAS DE ATLÂNTICA 

(contos), de Juareiz Correya,  será lançado em breve 

na Ebooks Panamerica  - www.ebookspanamerica.net.br  

                                                           

sábado, 23 de abril de 2022

70 SETEMBROS : Opiniões, sobre o autor, de Paulo Azevedo Chaves, Geneton Moraes Neto e Hermilo Borba Filho

 



70 SETEMBROS - Opiniões, sobre o autor, 

de Paulo Azevedo Chaves, Geneton Moraes Neto 

e Hermilo Borba Filho 




"Foi difícil escolher um poema, ou trecho de um, do livro AMERICANTO... Não porque a escassez de bom material poético tornasse difícil a escolha. Muito pelo contrário: o livro é pequeno, os poemas são poucos, mas a escolha é múltipla." 

(PAULO AZEVEDO CHAVES  - Coluna "Poliedro" / Diario de Pernambuco, Recife, 1975) 


"(...) Transplantando e adaptando o que aconteceu na Inglaterra, naquela época (anos 50), para o Nordeste brasileiro e para a década de 70, creio que poderíamos ver em Juareiz Correya (ou será um dos?) chefe de fila dos jovens irados da nossa poesia.  E se não houver, se não surgirem em nosso  Nordeste outros poetas irados, furiosos contra os formalismos, tabus e injustiças do  nosso tempo, se o rebuscamento formal continuar sendo a tônica da jovem poesia da nossa região, tanto mais meritório será o trabalho de Juareiz Correya." 

(PAULO AZEVEDO CHAVES  - Coluna "Poliedro" / Caderno  Viver  / Diario de Pernambuco - Recife, 14 de dezembro 1975) 


"AMERICANTO é na verdade uma significativa declaração de amor a essa América de todos os campos, gritos, silêncios, sossegos e agonias. Vale a pena ler o trabalho desse jovem poeta, dono de uma linguagem forte e cortante." 

(GENETON MORAES NETO - "Ensaio Geral" / Diario de Pernambuco, Recife, 1975) 


"O poeta é um  ser que vive permanentemente em estado de sofrimento por si mesmo e pelo mundo que o rodeia(...) 

Juareiz Correya é um desses seres e este seu pequeno livro de agora diz fotograficamente, com muita precisão, o que está acontecendo com ele: o poeta está triste e pessimista. Nenhuma esperança em  suas palavras (...) 

Este poeta pessimista é um jovem de quem os jovens (e também os velhos como  eu) muito esperam  no colorido campo  da esperança: resta  que ele saia do pesadelo." 

(HERMILO BORBA FILHO - Jornal da Cidade, Recife - PE, 1975) 

_______________________________________________________________  

Página (187) do ebook "70 SETEMBROS 

- Antologia poética de Juareiz Correya".

Acesse na livraria digital Ebooks Panamerica  

- www.ebookspanamerica.net.br  




domingo, 3 de abril de 2022

PEQUENAS HISTÓRIAS DE ATLÂNTICA : "A SORTE EXISTE" , de Juareiz Correya

 



(Página inicial do conto "A Sorte Existe", 

de Juareiz Correya) 



A SORTE EXISTE 


Naquele dezembro que ia chegar, se o ano terminasse num vapt vupt da noite pro dia seria melhor. Pelo menos eles não sentiriam que não tinham nada. Aníbal já tinha perdido o emprego na Milson Sapato's, em agosto, logo depois de deixar o curso de contabilidade do Colégio Costa Azevedo.  Maura, felizmente, continuava trabalhando no caixa do armazém de seu Eduardo Gordo, com  o  salário limitado dos comerciantes exploradores de Atlântica.  O desemprego de Aníbal, os serviços incertos de Mestre Biu, e a casa pequena com as quatro irmãs e o  irmão, todos menores, cheios de necessidade e indo  pra escola no maior sacrifício, sequer sem  se alimentar direito,  tudo fazia com que as festas de fim  de ano - de Nossa Senhora da Conceição,  do Natal e do Ano  Novo  mesmo - não tivessem a menor  graça, não  fizessem o  menor sentido.   

..........................................................................................  


_______________________________________________________ 

Página inicial do conto "A  Sorte Existe", 

do livro digital PEQUENAS HISTÓRIAS DE ATLÂNTICA, 

de Juareiz Correya, a ser lançado neste mês de abril 

na Ebooks Panamerica  - www.ebookspanamerica.net.br 

quarta-feira, 23 de março de 2022

PEQUENAS HISTÓRIAS DE ATLÂNTICA - "A Geração do Sangue" (página inicial)

 




A GERAÇÃO DO SANGUE  

(página inicial do conto), 

de Juareiz Correya  



Eles não sabiam ao certo onde moravam. Uns diziam que aquele sítio era de Pernambuco, outros que o lugar já pertencia a Alagoas.  Mas não sabiam direito o que era, onde viviam, alguém chegou a  falar  até em Dom Pedro Segundo, divisão  de terras, uma história de propriedades de famílias, e que tinha uns senhores ali pela vizinhança, com maior quantidade de terra do que eles, procurando  ser donos de mais terras.  Até gente que matava e morria por causa disso.   


______________________________________________________________

Transcrito do ebook PEQUENAS HISTÓRIAS DE ATLÂNTICA, 

de Juareiz Correya, a ser lançado em breve na livraria digital 

Ebooks Panamerica - www.ebookspanamerica.net.br 


quinta-feira, 10 de março de 2022

PEQUENAS HISTÓRIAS DE ATLÂNTICA - Títulos dos contos do ebook (projeto da capa)

 


 


PEQUENAS HISTÓRIAS DE ATLÂNTICA 

(Contos), de Juareiz Correya / 

Projeto da capa  



"Este terceiro título da nossa tetralogia de pequenas histórias ... sequencia PEQUENAS HISTÓRIAS PEQUENAS (2016) e A BIOGRAFIA  DE DEUS (2017) -  acrescenta um pouco mais de páginas ao nosso trabalho ficcional (...) e torna mais definido este projeto", revela o autor e editor Juareiz Correya (Palmares - PE). 

O livro eletrônico PEQUENAS HISTÓRIAS DE ATLÂNTICA é uma reunião de 13 contos, ao mesmo tempo reais e míticos,  de/sobre uma cidade-região-estado do continente brasileiro. Será lançado, na última semana deste mês de março, pela Panamerica Nordestal Editora, na livraria virtual Ebooks Panamerica - acesse www.ebookspanamerica.net.br 


segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

70 SETEMBROS - Opiniões sobre o autor : Mauro Mota, Hermilo, Luiz Luna e Pelópidas Soares

 



OPINIÕES SOBRE O AUTOR 


"Para usar uma palavra mais circulante, louve-se o  peito de Juarez (...), inclusive de sua poesia bela e insólita, de rimas internas e toantes (...) 

Juarez desmente o falado separatismo entre o poeta e o homem de ação. Pois desenvolve a ação que estamos vendo: constante, viva, orientada para a validez da literatura em toda uma área de Pernambuco." 

(MAURO MOTA - "Agenda" - Diário  de Pernambuco, Recife, 1973)  


"Fui pegado  de supetão. Juarez Correia me escrevera reclamando porque eu não acusara o  recebimento do livro que ele e Eloi Pedro da Silva realizaram. Eu não havia recebido o livro. Recebo-o agora: POETAS DE PALMARES, e fico estatelado. No  primeiro instante parece-me que sou fulminado por um raio: revejo-me todo ali, no prefácio de Juarez. E eu, que realizei ou pensei realizar uma enorme catarse em "Um Cavalheiro da Segunda Decadência", esgotando Palmares, verifico, ao mesmo tempo, com uma grande alegria e com uma grande dor, que Palmares é a minha marca para toda a vida."

(HERMILO BORBA FILHO - "Poetas de Palmares" / Diario de Pernambuco, Recife, outubro de 1973) 


"Com este Poetas de Palmares os palmarenses oferecem valiosa contribuição às letras pernambucanas, aos pesquisadores e estudiosos da história da literatura, mostrando as atividades da cidade dos Palmares no presente e no passado..." 

(LUIZ LUNA - Jornal do Commercio, Recife - PE, 1973) 


"A sua poesia carrega a angústia da fase transitória de sua geração que aguenta o peso da tragédia dos nossos dias prenhes de incertezas. Geração que fecha as portas de um passado e abre as portas para um  futuro, em que o homem, o mais adaptável dos animais, vencerá, afinal ! Mesmo que tenha de erguer-se do caos."  

(PELÓPIDAS SOARES /  Texto  de apresentação do livreto Americanto Amar América & Outros Poemas - Nordestal Editora, Recife - PE, 1975) 

_________________________________________________________________________ 

Página (186) do ebook "70 SETEMBROS

- Antologia poética de Juareiz Correya"  

- Acesse na livraria digital Ebooks Panamerica  

- www.ebookspanamerica.net.br   

  

-

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2022

OUTROS LANÇAMENTOS EM 2022 : 7 BRASILEIROS E 3 ARGENTINOS

 



Livros digitais que serão lançados 

na EBOOKS PANAMERICA 

- www.ebookspanamerica.net.br - 

neste ano de 2022  




A EBOOKS PANAMERICA promoverá, neste ano de 2022, lançamentos de 7 livros digitais destes autores brasileiros : 

Aurora Duarte (SP) - FACA DE PONTA; Edson Mendes (BA) - QUASE POESIA; Geralda Medeiros Nóbrega (PB)  - HERMILO BORBA FILHO - MEMÓRIA DE RESISTÊNCIA E RESISTÊNCIA DA MEMÓRIA; Hermilo Borba Filho (PE) - AQUI JAZ UM RESSUSCITADO; João Oliveira - LIVRO DE POEMAS (PE); José Agrippino de Paula - PAN AMÉRICA; Nagib Jorge Neto (MA) - LONGE DO PAÍS DOS SONHOS.

E de 3 livros digitais destes autores argentinos : 

Héctor Pellizzi - CUQUIN DE LA TORRE e LIBRO "CONDENADOS"; Mário Méndez - AUSÊNCIAS.     



sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

PANAMERICA NORDESTAL : Programação editorial para 2022

 


WWW.EBOOKSPANAMERICA.NET.BR   

Livro digital : livre da pandemia 

e de  todos os vírus  e vermes  


Lançamentos de  Ebooks


Março

PEQUENAS HISTÓRIAS DE ATLÂNTICA  

(Tetralogia de contos) - de Juareiz Correya 

(Já foram lançados os ebooks de contos "Pequenas Histórias Pequenas" e "A Biografia de Deus". No próximo ano será lançado o ebook "Pequenas Histórias Amorosas") 


Abril

POEMAS DO NOVO SÉCULO - Livro Um (2000 - 2009) 

(O poeta Juareiz Correya lançará, no próximo ano, o ebook "Poemas do Novo Século - Livro Dois (2010 - 2019)" 


Maio

ASCENSO, O NORDESTE EM CARNE E OSSO - Vida e Poesia de Ascenso Ferreira 

- 3a. edição - , de Juareiz Correya  

(O lançamento digital  desta terceira edição de  "Ascenso, o Nordeste em Carne e Osso", homenageia o Centenário da Semana de Arte Moderna - São Paulo, 1922. Ao lançar, em 1927, o seu livro de poesia "Catimbó", Ascenso Ferreira foi considerado por Mário de Andrade, um dos idealizadores da Semana, um dos poetas mais originais do "modernismo brasileiro".) 


Junho / Julho

POETAS DOS PALMARES 

(Antologia, 4a. edição revista e aumentada) - Organização de Juareiz Correya 


Agosto

JUAREIZ CORREYA : POESIA SOLIDÁRIA, AÇÃO COLETIVA  

(Ensaio), de Jaci Bezerra 


Setembro

CORREIO DE JUAREIZ CORREYA  

(Lançamento do Site do escritor e editor Juareiz Correya, que é coordenador de conteúdos dos sites pernambucanos "Casa da Palavra de Hermilo" e "Paulo Cavalcanti - Letras e Humanismo")